O assunto que iremos abordar hoje é sobre a Avaliação de Tecnologias em Saúde que, no Brasil, é realizada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC). Vamos lá?!
O que é Avaliação de Tecnologias em Saúde?
A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é um processo fundamentado em evidências que avalia as consequências do uso de uma determinada tecnologia em saúde, a curto e longo prazo, em comparação à outras que já são utilizadas.
Para isso, reúne informações sobre eficácia, efetividade, segurança e custo-efetividade da tecnologia demandada para subsidiar a tomada de decisão na gestão da saúde pública e na prática clínica.
Os principais estudos científicos usados na ATS são:
- Revisões sistemáticas: análise de um conjunto de estudos que foram realizados separadamente sobre determinada intervenção;
- Estudos clínicos: estudos que avaliam os efeitos de uma intervenção em indivíduos ou grupo de indivíduos;
- Avaliações econômicas: estudos que analisam os custos e os resultados em saúde que são obtidos com o uso de uma determinada tecnologia em comparação a alternativas.
Considerando que os recursos disponíveis no SUS são limitados, é importante o uso da ciência para garantir que uma tecnologia relevante para os cuidados em saúde seja ofertada à população.
No Brasil, a ATS é utilizada para auxiliar a CONITEC nas suas recomendações referentes às demandas de incorporação de tecnologias na rede pública de saúde. Qualquer pessoa ou organização pode solicitar a Avaliação de Tecnologias pela comissão.
Acompanhe a Lit e conheça melhor o SUS. É direito seu, é direito de todos!
Fonte: CONITEC