No Brasil existem 16,8 milhões de pessoas com diagnóstico de diabetes, sendo o 5º país em incidência no mundo, perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.
O Sistema Único de Saúde (SUS) auxilia milhões de pessoas disponibilizando gratuitamente tiras, aparelhos para aferição de glicemia, medicamentos orais e insulinas nas farmácias públicas de todo país para tratamento do diabetes.
Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde. A Diabetes Mellitus Tipo I (DM1), possui PCDT específico e nele está contido quais são os tratamentos disponibilizadas gratuitamente para a população.
Como o custo mensal do tratamento é oneroso para o paciente, iremos inserir abaixo todos os detalhes do PCDT para tratamento da DM1, confira!
SINTOMAS
Principais sintomas do DM tipo 1:
- vontade de urinar diversas vezes;
- fome frequente;
- sede constante;
- perda de peso;
- fraqueza;
- fadiga;
- nervosismo;
- mudanças de humor;
- náusea;
- vômito.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de DM1 é geralmente realizado em pacientes jovens (crianças, adolescentes e mesmo adultos jovens) com sinais e sintomas de hiperglicemia grave (poliúria, polidipsia, polifagia, noctúria e perda de peso inexplicada).
A confirmação do diagnóstico de DM1 é feita pela comprovação laboratorial da hiperglicemia, que, na maioria das vezes, é feita com uma glicemia aleatória (ao acaso, sem necessidade de jejum) maior do que 200 miligramas por decilitro (mg/dL) e que, na presença de sintomas clássicos de hiperglicemia descritos acima, consolida o diagnóstico.
TRATAMENTO
O tratamento do paciente com DM1 inclui cinco componentes principais: educação sobre a doença, insulinoterapia, automonitorização glicêmica, orientação nutricional e prática monitorada de exercício físico.
Os pacientes com DM1 têm deficiência absoluta na produção endógena de insulina, razão por que a insulinoterapia é obrigatória no tratamento.
Estudos demonstram que pacientes com baixa adesão aos esquemas insulínicos têm pior controle glicêmico, enquanto indivíduos com maior adesão à dieta têm menos episódios de hipoglicemias e melhor adesão aos esquemas de insulina.
Existem 02 maneiras para conseguir tratamento para Diabetes no SUS, através do Componente Especializado ou de Alto Custo, onde estão disponíveis os medicamentos de custo financeiro mais elevado, sendo necessário para obtenção a realização de exames e preenchimento de documentação específica pelo médico.
Ou no Componente Básico onde podem ser obtidos os tratamentos que possuem custo financeiro mais baixo e que não necessitam de preenchimento de documentação específica pelo médico.
CLASSIFICAÇÃO ESTATÍSTICA INTERNACIONAL DE DOENÇAS E PROBLEMAS RELACIONADOS À SAÚDE (CID-10) PARA OBTENÇÃO DOS MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO:
- E10.0 Diabete melito insulino-dependente – com coma;
- E10.1 Diabete melito insulino-dependente – com cetoacidose;
- E10.2 Diabete melito insulino-dependente – com complicações renais;
- E10.3 Diabete melito insulino-dependente – com complicações oftálmicas;
- E10.4 Diabete melito insulino-dependente – com complicações neurológicas;
- E10.5 Diabete melito insulino-dependente – com complicações circulatórias periféricas;
- E10.6 Diabete melito insulino-dependente – com outras complicações especificadas;
- E10.7 Diabete melito insulino-dependente – com complicações múltiplas;
- E10.8 Diabete melito insulino-dependente – com complicações não especificadas;
- E10.9 Diabete melito insulino-dependente – sem complicações.
FÁRMACOS OFERTADOS PELO SUS PARA DIABETES MELLITUS TIPO 1
1. Componente Especializado ou de Alto Custo:
- Insulina Asparte 100 U/mL solução injetável.
2. Componente Básico: Unidade Básica de Saúde, Farmácia Municipal, ou Farmácia Popular:
- Insulina NPH 100U/mL suspensão injetável;
- Insulina Regular 100U/mL solução injetável.
BENEFÍCIOS ESPERADOS
- Melhor controle glicêmico possível;
- Melhora dos sintomas relacionados à hiperglicemia;
- Diminuição das complicações agudas e crônicas de DM 1;
- Diminuição da incidência de episódios de hipoglicemia grave e de episódios de hipoglicemia noturna.
Acompanhe a Lit e conheça melhor o SUS. É direito seu, é direito de todos!
FONTE:
- Dia Nacional do Diabetes, Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/26-6-dia-nacional-do-diabetes-4/#:~:text=Em%202020%2C%20calcula%2Dse%20que,2025%2C%20era%20de%20438%20milh%C3%B5es. Acesso em: 22-06-22.
- PORTARIA CONJUNTA Nº 17, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2019, Conitec, ano 2019. Disponível em: http://conitec.gov.br/images/Protocolos/Portaria-Conjunta-PCDT-Diabete-Melito-1.pdf. Acesso em: 22-06-22.
- Diabetes tipo 1, Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: https://diabetes.org.br/. Acesso em: 22-06-22.