Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Efeitos do COVID-19 no SUS: Como garantir atendimento seguro e continuidade do tratamento aos pacientes durante a quarentena? – São Paulo

Em virtude dos esforços para enfrentamento da Covid-19, as Instituições de Saúde, cujo foco aqui são as públicas, precisaram adotar medidas de ajuste ao modelo até então utilizado, visando o melhor gerenciamento da assistência ao paciente e a manutenção dos serviços oferecidos a quem precisa do SUS.

 

Como garantir que tudo funcione normalmente frente aos impactos da pandemia da Covid-19?

 

No intuito de colaborar para que as informações sobre o funcionamento dos serviços do SUS chegasse aos pacientes, a LitHealth promoveu o SUS no Instagram. Uma web série com eventos online no formato de Lives, onde gestores dos Estados, profissionais da saúde e médicos relatam como estão atuando para garantir atendimento seguro e continuidade do tratamento dos pacientes no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) e na Oncologia.

 

Estamos disponibilizando em formato podcast como está sendo atuação no Estado de São Paulo, com Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz, médica oncologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), e com Maria Rita da Silva, enfermeira e diretora assistencial do ICESP.

 

Alguns tópicos principais que são abordados:

  • Como está o fluxo de atendimentos no ICESP durante a pandemia?
  • Quais orientações estão sendo dadas aos pacientes em relação à continuidade do tratamento?
  • Pacientes oncológicos devem se vacinar contra a gripe?
  • Como os pacientes do ICESP devem proceder caso estejam com sintomas gripais?
  • Quais são as dúvidas mais comuns do pacientes oncológicos por causa da pandemia do COVID-19?

 

O medo e a incerteza gerados pelo coronavírus interferiram no tratamento de muitos pacientes. Não porque a terapia deixou de ser ofertada, mas sim porque muitos pacientes abandonaram seus tratamentos ou passaram a consumir os medicamentos de forma moderada e não adequada. Desse modo, os profissionais envolvidos na promoção da saúde estão cada vez mais imbuídos na missão de educar e informar os pacientes. 

 

No ICESP, por exemplo, eles já dispõem de canais informativos como o ‘’Alô Enfermeiro’’ para o esclarecimento de dúvidas. Assim, caso você tenha dúvidas em relação aos seus sintomas ou à continuidade do seu tratamento, não hesite em consultar os canais disponíveis para sanar seus questionamentos.

 

 

Se quiser saber mais sobre o assunto discutido nesse podcast, acesse o site: www.icesp.org.br/.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário e siga as nossas redes sociais!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Leia também!

Posts Recentes

Lithealth News

Nosso objetivo é fornecer aos leitores informações precisas e confiáveis sobre saúde pública, inovação na área da saúde e outras temas relacionados, para que possam se manter atualizados e tomar decisões conscientes em relação à promoção da saúde coletiva.

Acompanhe nossas redes sociais!