Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SACUBITRIL/VALSARTANA no SUS

O medicamento Sacubitril/Valsartana foi incorporado no componente especializado da assistência farmacêutica e é uma nova opção de tratamento para os pacientes diagnosticados com Insuficiência Cardíaca.

A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma condição clínica onde o coração não consegue suprir as necessidades do corpo.

Esta doença se caracteriza por uma síndrome clínica complexa de caráter sistêmico, ocorrendo disfunção estrutural e/ou funcional do coração, o que resulta no comprometimento do enchimento ventricular ou na ejeção de sangue, isto afeta diretamente na capacidade do coração em atender as necessidades do organismo da maneira adequada.

Os pacientes com IC apresentam sintomas, como falta de ar, falta de energia, sensação de cansaço, perda de apetite, tosse com muco, dificuldade de dormir à noite devido a problemas respiratórios, que podem vir acompanhados também de sinais clínicos característicos, como pressão jugular venosa elevada, crepitações pulmonares, terceira bulha durante a ausculta cardíaca e edema dos membros inferiores.

A IC atinge cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil e é a principal causa de hospitalização em pessoas acima de 65 anos. Dados do governo, DataSUS 2015, registraram 219.000 internações por insuficiência cardíaca.

O medicamento Sacubitril/Valsartana foi incorporado no componente especializado da assistência farmacêutica e é uma nova opção de tratamento para os pacientes diagnosticados com Insuficiência Cardíaca.

Os critérios estabelecidos no Protocolo Clínico de Insuficiência Cardíaca do Ministério da Saúde para obtenção gratuita do medicamento Sacubitril + Valsartana (24/26 mg; 49/51 mg e 97/103 mg) no SUS são:

  1. Pacientes com classe funcional NYHA II e BNP > 150 (ou NT-ProBNP > 600), com fração de ejeção reduzida (FEVE ≤ 35%);
  2. Idade menor ou igual a 75 anos e refratários ao melhor tratamento disponível;
  3. CID´S contemplados:
  • I50.0: Insuficiência cardíaca congestiva
  • I50.1: Insuficiência ventricular esquerda
  • I50.9: Insuficiência cardíaca não especificada

Classificação da IC de acordo com as classes NYHA:

  • Classes NYHA I:  Sem limitação aos esforços habituais;
  • Classes NYHA  II: Limitação discreta aos esforços habituais;
  • Classes NYHA  III: Confortável ao repouso, limitação moderada aos esforços habituais;
  • Classes NYHA  IV:  Sintomático aos mínimos esforços ou mesmo em repouso.

Resumo das características do medicamento Sacubitril/Valsartana:

  • Nome comercial: Entresto®
  • Fabricante: Novartis Biociências SA.

Tratamento de pacientes adultos com insuficiência cardíaca crônica sintomática (NYHA classe II-IV) com fração de ejeção reduzida.

– Posologia: A dose alvo de é 200 mg duas vezes ao dia. A dose inicial recomendada  é  de 100 mg duas vezes ao dia. Uma dose de início de 50 mg duas vezes ao dia é recomendada para pacientes que atualmente não estão tomando um inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA) ou um bloqueador do receptor da angiotensina II (BRA), e deve ser considerada para pacientes que tenham tomado anteriormente baixas doses destes agentes.

A dose deve ser dobrada a cada 2-4 semanas até atingir a dose alvo de 200 mg duas vezes ao dia, conforme tolerada pelo paciente.

Este medicamento já está disponível na plataforma LME FÁCIL.

https://www.lmefacil.com.br/#/sessao/login

Texto:  Equipe de redação Lit Health

Fonte:

  1. Protocolos Clínicos e Diretrizes. Disponível em: Conitec. Acesso em 25-01-22.
  2. Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica. Disponível em: Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Acesso em 25-01-22.
  3. Bula Entresto (Sacubitril/Valsartana). Disponível em: Novartis. Acesso em 25-01-22

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Leia também!

Posts Recentes

Lithealth News

Nosso objetivo é fornecer aos leitores informações precisas e confiáveis sobre saúde pública, inovação na área da saúde e outras temas relacionados, para que possam se manter atualizados e tomar decisões conscientes em relação à promoção da saúde coletiva.

Acompanhe nossas redes sociais!