Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tratamento das Anemias no Sistema Único de Saúde

A anemia é uma condição em que a quantidade de hemácias e hemoglobina em um indivíduo encontra-se abaixo dos valores considerados normais, levando a uma redução do transporte de oxigênio para órgãos e tecidos.

Diversos fatores podem ocasionar o aparecimento da enfermidade e o tratamento varia conforme a sua causa.

Confira quais são os tratamentos disponíveis para alguns tipos de anemia no Sistema Único de Saúde (SUS):

 

  • Anemia Aplástica. O tratamento da anemia aplástica pode incluir transfusões de concentrado de hemácias e plaquetas, antibióticos, transplante de células-tronco hematopoiéticas e terapia imunossupressora combinada, variando conforme a gravidade da doença e a idade do paciente. Além disso, em alguns casos de anemia aplástica grave, pode ser benéfico o uso de fatores de crescimento da linhagem mieloide (filgrastima) para proporcionar uma recuperação mais rápida de neutrófilos caso seja administrado juntamente com a terapia imunossupressora.

 

  • Anemia em Pacientes com Insuficiência Renal Crônica. O tratamento da anemia em pacientes com doença renal crônica envolve a administração de alfaepoetina e a reposição de ferro. O tratamento com alfaepoetina tem como benefícios a correção da anemia, redução da necessidade de transfusões, melhora dos sintomas, da capacidade cognitiva e do desempenho físico, diminuição do número de hospitalizações e melhora da qualidade de vida. Já a reposição de ferro é capaz de melhorar a anemia, reduzir a dose de alfaepoetina, melhorar a qualidade de vida e reduzir a morbimortalidade por doença renal crônica.

 

  • Anemia Hemolítica Autoimune. A anemia hemolítica autoimune (AHAI) é tratada de acordo com o tipo da doença, por isso é fundamental a sua correta classificação. Na AHAI por anticorpos ‘’quentes’’ o processo terapêutico pode incluir corticoides, ácido fólico, esplenectomia e imunossupressores. Já a AHAI por anticorpos ‘’frios’’ inclui duas doenças clinicamente distintas: a doença das aglutininas a frio (crioaglutininas) e a hemoglobinúria paroxística a frio. Na primeira, o tratamento envolve basicamente a proteção contra o frio, mas imunossupressores (como a ciclofosfamida) e a plasmaferese também podem ser recomendados. Por outro lado, na hemoglobinúria paroxística a frio, corticoides, proteção contra o frio e imunossupressores podem ser indicados.

 

  • Anemia Falciforme. O tratamento da anemia falciforme pode incluir a administração de hidroxiureia, antibióticos, vacinações, ácido fólico, analgésicos, antiinflamatórios, quelantes de ferro, transfusão de sangue e outros. Além disso, em alguns casos, pode ser realizado o transplante de células-tronco entre parentes a partir de medula óssea, de sangue periférico ou de sangue de cordão umbilical.

 

  • Aplasia Pura Adquirida Crônica da Série Vermelha. A aplasia pura adquirida crônica da série vermelha (APASV) é uma condição rara que cursa com diminuição ou ausência de eritroblastos (precursores dos glóbulos vermelhos) na medula óssea, ocasionando quadros graves de anemia. Ela pode ocorrer como doença primária (também chamada de idiopática) ou secundária a diversas outras doenças. O tratamento da APASV depende da sua causa, mas pode incluir: transfusão de sangue, tratamento da doença de base (quando sua causa é secundária) e imunossupressores.

 

  • Hemoglobinúria Paroxística Noturna. A hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) é uma doença causada por um defeito genético adquirido que favorece a destruição de hemácias no interior dos vasos sanguíneos e aumenta o risco de trombose. Os tratamentos disponíveis para essa enfermidade são: transfusão sanguínea, transplante de células-tronco hematopoiéticas, imunizações, anticorpos monoclonais (eculizumabe), suplementação de ácido fólico e ferro e anticoagulantes.

 

O que achou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário!

 

E não se esqueça de seguir as nossas redes sociais para não perder as próximas publicações!

 

Fontes:

PCDT Anemia Aplástica Adquirida

PCDT Anemia Aplástica, Mielodisplasia e Neutropenias Constitucionais

PCDT Anemia na Doença Renal Crônica – Alfaepoetina

PCDT Anemia na Doença Renal Crônica – Reposição de Ferro

PCDT Anemia Hemolítica Autoimune

PCDT Doença Falciforme

PCDT Aplasia Pura Adquirida Crônica da Série Vermelha

PCDT Hemoglobinúria Paroxística Noturna

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Leia também!

Lithealth News

Nosso objetivo é fornecer aos leitores informações precisas e confiáveis sobre saúde pública, inovação na área da saúde e outras temas relacionados, para que possam se manter atualizados e tomar decisões conscientes em relação à promoção da saúde coletiva.

Acompanhe nossas redes sociais!