Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vacina BCG – Saiba mais!

A vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), está contida no Calendário Nacional de Vacinação da Criança do Ministério da Saúde (MS), e é disponibilizada gratuitamente em todo território nacional.

O Brasil é um dos países que oferece maior número de vacinas à população!

Sabemos que a vacinação é o meio mais efetivo para controle e eliminação de doenças.

A vacina BCG está contida no Calendário Nacional de Vacinação da Criança do Ministério da Saúde (MS), e é disponibilizada em todo território nacional.

Mas o que é a vacina BCG e para que serve?

A vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), é extraída por meio do enfraquecimento de uma das bactérias que causam a tuberculose.

A tuberculose é uma doença grave bacteriana, causada pela Mycobacterium tuberculosis. As bactérias que causam a tuberculose são transmitidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Afeta principalmente os pulmões, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Os sintomas característicos da tuberculose são: tosse, que pode ser acompanhada de expectoração com sangue, falta de ar, febre, sudorese noturna, perda de peso.

Quando tomar a vacina BCG e como é administrada?

A vacina BCG é indicada para recém-nascidos, é administrada logo após o nascimento.

No local de aplicação, geralmente no braço direito, é normal formar uma cicatriz característica. A cicatriz indica que houve uma reação do organismo às bactérias injetadas na pele, sendo considerado um sinal de que a vacina foi capaz de estimular a imunidade.

A vacina é disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Saúde, sendo normalmente administrada no hospital/maternidade ou no posto de saúde logo após o nascimento.

Quais as reações adversas da vacina BCG?

A vacina contra tuberculose geralmente não leva ao surgimento de efeitos colaterais, além da ocorrência de inchaço, vermelhidão e sensibilidade no local da aplicação.

Veja também o Calendário Nacional de Vacinação da Criança, e fique por dentro de todos as vacinas ofertadas no SUS.

Acompanhe a Lit e conheça melhor o SUS. É direito seu, é direito de todos!

REFERÊNCIA:

  1. Os 100 anos da vacina BCG e as novas pesquisas do Butantan, Instituto Butantan, Agosto de 2021. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/os-100-anos-da-vacina-bcg-e-as-pesquisas-do-butantan-sobre-novas-aplicacoes-do-imunizante. Acesso em: 29-06-22.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Leia também!

Posts Recentes

Lithealth News

Nosso objetivo é fornecer aos leitores informações precisas e confiáveis sobre saúde pública, inovação na área da saúde e outras temas relacionados, para que possam se manter atualizados e tomar decisões conscientes em relação à promoção da saúde coletiva.

Acompanhe nossas redes sociais!