O Brasil é um dos países que oferece maior número de vacinas à população. Sabemos que a vacinação é o meio mais efetivo para controle e eliminação de doenças que podem ser prevenidas.
Informações contidas no DATASUS do Ministério da Saúde no ano de 2021 mostraram que porcentagem de imunização no Brasil foi de apenas 60,7%.
As vacinas definidas no Plano Nacional de Imunização (PNI) e ofertadas nos serviços de saúde do SUS estão contidas nos Calendários de Vacinação da Criança, Adulto, Adolescente, Gestantes e Povos Indígenas.
Estes calendários contém os tipos de vacina, o número de doses, e a idade para a administração de cada uma.
Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo como sarampo, poliomielite, rubéola, tétano deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação da população.
Mas como saber quais vacinas estão previstas no Calendário de Vacinação para os Adultos, Idosos e Gestantes no SUS? Veja as tabelas abaixo e conheça em detalhes quais são as vacinas disponibilizadas.
Calendário de Vacinação do ADULTO
Calendário de Vacinação do IDOSO
Calendário de Vacinação da GESTANTE
Todas as vacinas recomendadas no Programa Nacional de Imunização – PNI estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde.
Procure a unidade básica de saúde mais próxima da sua casa e informe-se!
Acompanhe a Lit e conheça melhor o SUS. É direito seu, é direito de todos!
Fonte:
- MINITÉRIO DA SAÚDE. PORTARIA Nº 1.498, DE 19 DE JULHO DE 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/anexo/anexo_prt1498_19_07_2013.pdf. Acesso em: 10-06-2022.
- INSTITUTO BUTANTAN. Queda nas taxas de vacinação no Brasil ameaça a saúde das crianças. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/queda-nas-taxas-de-vacinacao-no-brasil-ameaca-a-saude-das-criancas. Acesso em 07-06-2022.