A Trombofilia é uma condição que indica tendência à trombose (coágulos venosos). Na Trombofilia existe uma disposição do organismo ao desenvolvimento de eventos tromboembólicos, devido a anormalidades do sistema de coagulação, que predispõem à formação de coágulos no sistema circulatório.
A Trombofilia é uma condição de hipercoagulabilidade sanguínea, que acomete cerca de 15% da população, mulheres grávidas têm até 6 vezes mais chance de desenvolver a condição.
Durante a gravidez, a Trombofilia representa sério risco de abortos repetitivos e riscos acentuados de problemas no desenvolvimento do bebê.
No SUS a Trombofilia em Gestantes possui protocolo clínico específico com orientações sobre o diagnóstico, acompanhamento, monitoramento e tratamento gratuito disponível.
Leia abaixo e saiba mais!
SINTOMAS
– Inchaço;
– Alterações na pele;
– Deslocamento placentário;
– Pré-ecâmpsia;
– Alterações no crescimento fetal;
– Parto prematuro, ou até mesmo aborto espontâneo.
DIAGNÓSTICO
A recomendação descrita no PCDT de Tromboembolismo Venoso em Gestantes com Trombofilia, é que a avaliação laboratorial deve ser efetuada apenas em casos de:
- Mulheres com história pessoal de Tromboembolismo Venoso (TEV), com ou sem fator de risco recorrente e sem teste de trombofilia prévio;
- Mulheres com história familiar de trombofilia hereditária em parentes de primeiro grau (apenas investigar trombofilias hereditárias);
ou c) Mulheres com história clínica compatível com Síndrome Antifosfolipídeo.
TRATAMENTO
Para conseguir o tratamento medicamentoso para Tromboembolismo Venoso em Gestantes com Trombofilia no Componente Especializado do SUS é necessário:
CLASSIFICAÇÃO ESTATÍSTICA INTERNACIONAL DE DOENÇAS E PROBLEMAS RELACIONADOS À SAÚDE (CID-10) PARA OBTENÇÃO DOS MEDICAMENTOS DO COMPONENTE ESPECIALIZADO:
- D68.8 Outros defeitos especificados da coagulação;
- I82.0 Síndrome de Budd-Chiari;
- I82.1 Tromboflebite migratória;
- I82.2 Embolia e trombose de veia cava;
- I82.3 Embolia e trombose de veia renal;
- I82.8 Embolia e trombose de outras veias especificadas;
- O22.3 Flebotrombose profunda na gravidez;
- O22.5 Trombose venosa cerebral na gravidez.
Importante! Para fins do PCDT de Tromboembolismo Venoso em Gestantes com Trombofilia os códigos acima especificados são aplicáveis a casos de gestantes.
FÁRMACOS OFERTADOS PELO SUS PARA TRATAMENTO DO TROMBOEMBOLISMO VENOSO EM GESTANTES COM TROMBOFILIA
1. Componente Especializado:
Enoxaparina sódica.
2. Componente Básico:
Ácido Acetilsalicílico.
Acompanhe a Lit e conheça melhor o SUS. É direito seu, é direito de todos!
Siga nossas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como esse!
REFERÊNCIAS:
- Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Componente Especializado, 2022. Disponível em: https://saude.sp.gov.br/medicamentos/medicamentos-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica/relacao-estadual-de-medicamentos-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica/consulta-por-medicamento/. Acesso em: 13-09-22.
- Portaria Conjunta nº 23, de 21 de Dezembro de 2021. Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/pcdt/arquivos/portal-portaria-conjunta-no-23-_pcdt_trombofilia_gestantes-republicacao_.pdf. Acesso em: 13-09-22.