Apesar de ser uma doença herdada dos pais em 90% dos casos, há diversos fatores que podem influenciar nos níveis de pressão arterial, como fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, elevado consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.
Os sintomas da pressão alta podem incluir dores de cabeça, tonturas, enjoo, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Mas muitas vezes, a doença não apresenta sintomas e pode ser silenciosa. Por isso, é fundamental fazer exames regularmente para detectar a pressão alta em seu estágio inicial.
Quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg, é preciso ficar atento. Isso porque a pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo, o que pode levar a uma série de problemas, como acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, gratuitamente, todo o tratamento para a Hipertensão Arterial. Veja a baixo os medicamentos disponíveis para o tratamento dessa enfermidade:
Para prevenir e controlar a pressão alta, é importante adotar hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes, evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco, praticar atividades físicas regularmente, controlar o estresse e manter o peso sob controle.
Fonte: Ministério da Saúde.