O programa conta com duas redes, a Farmácia Popular do Brasil e a “Aqui tem farmácia popular”, que juntas oferecem uma ampla gama de medicamentos – 113 tipos, para ser mais preciso – que são adquiridos e distribuídos pela Fiocruz.
Uma das grandes vantagens da Farmácia Popular é que o cidadão paga somente cerca de 10% do preço praticado por farmácias privadas pelo medicamento adquirido. Isso representa uma economia significativa para quem depende de medicamentos para cuidar da saúde.
Para tornar a iniciativa ainda mais acessível, o programa foi ampliado com o “SAÚDE NÃO TEM PREÇO”, que garante a gratuidade dos medicamentos para asma, hipertensão e diabetes. Dessa forma, quem mais precisa tem acesso gratuito aos remédios que podem fazer a diferença na qualidade de vida.
Portanto, se você precisa de medicamentos e quer economizar sem abrir mão da qualidade, a Farmácia Popular é uma ótima opção. Com sua ampla rede de atendimento e preços acessíveis, ela vem ajudando a melhorar a vida de muitos brasileiros.
Como retirar gratuitamente medicamentos no programa Farmácia Popular?
Para utilizar os serviços do programa Farmácia Popular e retirar gratuitamente os medicamentos, é necessário se enquadrar nos critérios do “Saúde Não Tem Preço”, que garante a gratuidade de medicamentos para asma, hipertensão e diabetes. Basta procurar uma das redes próprias ou conveniadas, portando documento de identidade e receita médica emitida há, no máximo, quatro meses.
No entanto, é importante destacar que a Farmácia Popular só dispensa ou vende medicamentos para o titular da receita médica. Há exceções, como o caso de crianças que podem utilizar o programa com o CPF da mãe e usuários que podem nomear um representante legal através de procuração (que pode ser particular, mas deve ter firma reconhecida).
Com o programa Farmácia Popular, a saúde está ao alcance de todos!
Acompanhe a Lit e conheça melhor o acesso e o uso de medicamentos. É direito seu, é direito de todos!
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Mato Grosso