Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Atuação do COSAÚDE na ANS: o que é, competências e composição.

O Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSAÚDE) foi instituído pela Instrução Normativa nº 44 de 2014 com o objetivo de contribuir para a análise das questões referentes à cobertura assistencial obrigatória a ser assegurada pelo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e para estabelecer um diálogo constante com os agentes da saúde suplementar e a sociedade, sobre temas relacionados à regulação assistencial na saúde suplementar.

 

O COSAÚDE possui caráter consultivo e tem como competências:

1- estabelecer prioridades, propor e coordenar estudos técnicos relacionados ao conteúdo do Rol de Procedimentos; e

2- promover, fomentar e recomendar estudos relacionados à incorporação de tecnologias em saúde e outros assuntos assistenciais relacionados à saúde suplementar.

 

É composto por uma coordenadoria, uma secretaria e membros. Os membros são indicados pelos representantes da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS) e pelos diretores da ANS.

 

Além disso, o COSAÚDE poderá contar com convidados – indicados pelo coordenador – em suas reuniões, como profissionais da área acadêmica e técnicos com conhecimentos em áreas específicas. Os membros do Comitê também poderão indicar convidados, cabendo ao coordenador aceitar ou não a sugestão. 

 

As reuniões de discussão ordinárias ou extraordinárias tem por finalidade contribuir para a melhor decisão através da exposição de diferentes pontos de vista, opiniões, razões, tendências e opções dos participantes. 

 

O COSAÚDE também pode organizar Grupos Técnicos para a elaboração de estudos e pareceres temáticos, com temas e prazo de atividades previamente estabelecidos, para melhorar a compreensão e subsidiar a tomada de decisão.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

E não se esqueça de seguir as nossas redes sociais para não perder as próximas publicações!

 

Fonte:

Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS

Instrução Normativa – IN nº 44 de 2014

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Leia também!

Posts Recentes

Lithealth News

Nosso objetivo é fornecer aos leitores informações precisas e confiáveis sobre saúde pública, inovação na área da saúde e outras temas relacionados, para que possam se manter atualizados e tomar decisões conscientes em relação à promoção da saúde coletiva.

Acompanhe nossas redes sociais!