No dia 28 de julho é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Mas você sabe o que são? Quais são seus tipos? Se existe tratamento? Vamos simplificar para vocês!
As hepatites virais são doenças infecciosas causadas pelos vírus A, B, C, D e E que podem ocasionar um processo inflamatório no fígado.
As hepatites A e E são transmitidas via fecal-oral e, na maioria dos casos, possuem caráter benigno, evoluindo para a cura sem a necessidade de tratamentos específicos. Já as hepatites B, C e D são mais graves e frequentemente se tornam crônicas, sendo transmitidas através de sangue ou outras secreções corporais contaminadas.
Muitas vezes essas doenças não apresentam sintomas, contribuindo para o atraso do diagnóstico e, principalmente, para a sua evolução. Desse modo, as chances de complicações se tornam maiores, podendo causar cirrose, câncer hepático ou até mesmo levar à morte.
A prevenção consiste em boas práticas de higiene, saneamento básico, uso de seringa e agulhas descartáveis, uso de preservativos nas relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal (escovas de dente, acessórios de manicure e pedicure, lâminas de barbear e depilar e outros).
Existem vacinas para as hepatites A e B, sendo a vacina contra o vírus A fornecida para crianças aos 15 meses de vida ou até 4 anos, 11 meses e 29 dias e a vacina contra o vírus B ofertada para todas as pessoas não vacinadas, independente da idade. Ambas as vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Para os casos confirmados de hepatite B, C e D, existem medicamentos – também disponibilizados pelo SUS – para retardar a progressão da doença, assim como as suas complicações. No entanto, somente para a hepatite C existe a possibilidade de cura.
Confira o quadro esquemático que preparamos para facilitar o entendimento:
Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário!
Siga as nossas redes sociais para não perder as próximas publicações!
Fonte: Ministério da Saúde