Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Programa Nacional de Controle ao Tabagismo

O tabagismo tem relação com vários tipos de câncer além do de pulmão, como o da cavidade oral, laringe, faringe, esôfago, e estômago. Para tratamento e combate ao tabagismo no SUS, o Brasil dispõe do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT), que tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo dos derivados do tabaco.
pnct

O tabagismo tem relação com vários tipos de câncer além do de pulmão, como o da cavidade oral, laringe, faringe, esôfago, e estômago. Para tratamento e combate ao tabagismo no SUS, o Brasil dispõe do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT), que tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo dos derivados do tabaco.

O PNCT articula a rede de tratamento e combate ao tabagismo, as campanhas e ações educativas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O controle do uso de tabaco no âmbito do SUS, pode ser resumido em prevenção de iniciação, e tratamento para cessação do uso, evitando o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias,  neoplasias e diabetes mellitus.

O uso de tabaco gera altos custos sociais e econômicos, uma vez que causa além das doenças crônicas mencionadas acima, redução na produtividade com absenteísmo, aposentadoria por invalidez e morte prematura.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que cerca de 80% dos mais de 01 bilhão de fumantes de todo o mundo, vivem em países de baixa e média renda.

A OMS preconiza 6 ações centrais para redução e prevenção do consumo do tabaco em âmbito mundial:

  1. Monitorar o consumo do tabaco com Políticas de Prevenção;
  2. Garantir às pessoas que não fumam um ambiente livre de tabaco;
  3. Oferecer ajuda a quem deseja parar de fumar;
  4. Advertir sobre os perigos do tabaco (incluindo as advertências nas carteiras de cigarro);
  5. Aplicar as proibições de publicidade, promoção e patrocínio do tabaco;
  6. Elevar os impostos sobre a venda do cigarro.

A nicotina é considerada uma droga psicoativa estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC), que provoca mudanças no humor, no comportamento e na aprendizagem.

O SUS por meio do PNCT, oferece tratamento gratuito para todos que desejam parar de fumar!

Fonte: Ministério da Saúde

A Terapia de Reposição de Nicotina sem o uso de tabaco, tem a finalidade de aliviar os sintomas de abstinência.

O Cloridrato de Bupropiona é um antidepressivo e fármaco de primeira linha para tratamento de cessação de tabagismo

Como a bupropiona leva de cinco a sete dias para atingir níveis terapêuticos,

deve ser iniciada uma semana antes da data marcada para parar de fumar.

Além das medicações, o SUS também oferece acompanhamento psicológico e grupos de apoio a todos que desejam para de fumar.

Para obter tratamento para o tabagismo, o fumante deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.

Acompanhe a Lit e conheça melhor o SUS. É direito seu, é direito de todos!

REFERÊNCIAS

  1. Programa Nacional de Controle do Tabagismo. INCA, 2022. Disponível em: https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do tabagismo#:~:text=O%20Programa%20tem%20como%20objetivo,de%20medidas%20legislativas%20e%20econ%C3%B4micas%2C. Acesso em: 16-08-2022.
  2. Tabagismo. Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/tabagismo#:~:text=A%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Mundial%20da%20Sa%C3%BAde,fumantes%20expostos%20ao%20fumo%20passivo. Acesso em: 16-08-2022.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Leia também!

Posts Recentes

Lithealth News

Nosso objetivo é fornecer aos leitores informações precisas e confiáveis sobre saúde pública, inovação na área da saúde e outras temas relacionados, para que possam se manter atualizados e tomar decisões conscientes em relação à promoção da saúde coletiva.

Acompanhe nossas redes sociais!