Em virtude dos esforços para enfrentamento da Covid-19, as Instituições de Saúde, cujo foco aqui são as públicas, precisaram adotar medidas de ajuste ao modelo até então utilizado, visando o melhor gerenciamento da assistência ao paciente e a manutenção dos serviços oferecidos a quem precisa do SUS.
Como garantir que tudo funcione normalmente frente aos impactos da pandemia da Covid-19?
No intuito de colaborar para que as informações sobre o funcionamento dos serviços do SUS chegasse aos pacientes, a LitHealth promoveu o SUS no Instagram. Uma web série com eventos online no formato de Lives, onde gestores dos Estados, profissionais da saúde e médicos relatam como estão atuando para garantir atendimento seguro e continuidade do tratamento dos pacientes no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) e na Oncologia.
Estamos disponibilizando em formato podcast como está sendo a atuação no Estado da Paraíba, com Felipe Santos, coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, e com Dr. Igor Lemos Duarte, médico oncologista de três instituições de saúde no estado.
Principais tópicos abordados:
- Como está o fluxo de atendimento aos pacientes oncológicos na cidade de João Pessoa?
- Em relação ao fluxo de atendimento do SUS, o que pode mudar ou permanecer no pós-COVID-19?
- Qual a importância da comunicação entre a equipe multidisciplinar do SUS?
- Os protocolos de atendimento são recursos positivos?
- O que pode ser feito para melhorar a assistência no SUS?
A pandemia do COVID-19 trouxe novos desafios e também mudanças na área da saúde. Por outro lado, mostrou que é possível fazer mais e melhor de formas diferentes, revisando um sistema que, até então, progredia a passos largos. Desse modo, é importante que as melhorias alcançadas continuem sendo um incentivo para melhorias futuras, principalmente no que diz respeito ao SUS. E o podcast de hoje é um importante alerta para essa necessidade! É a partir de mudanças que grandes avanços acontecem!
Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário e siga as nossas redes sociais!