A Hepatite Autoimune (HAI), é uma doença crônica que pode causar morte celular (necrose) e inflamação do fígado.
Segundo estudos a fisiopatogenia da doença é pouco conhecida, e decorre da interação entre predisposição genética e agente desencadeadores externos que podem ser infecciosos (vírus), drogas ou toxinas.
A HAI é uma doença rara, que acomete 10 a 25 pessoas para cada 100.000 habitantes aproximadamente.
As mulheres são as mais afetadas correspondendo a 70% dos indivíduos com diagnóstico da doença.
A HAI tem diagnóstico e tratamento gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), saiba mais lendo o texto abaixo.
SINTOMAS
Aproximadamente 40% dos pacientes iniciam abruptamente com sintomas, mas raramente com hepatite fulminante.
Os sintomas iniciais são similares aos da hepatite aguda clássica:
- Olhos amarelados;
- Febre;
- Enjoo;
- Dor abdominal;
- Fraqueza.
DIAGNÓSTICO
Para o diagnóstico é necessária a realização de exames de sangue para avaliação da função hepática e para pesquisar anticorpos específicos. Normalmente, a biópsia do fígado também é importante.
Está descrito no PCDT de HAI que para o diagnóstico devem ser afastadas causas virais, tóxicas e metabólicas. Que o aumento expressivo nas concentrações séricas de gamaglobulinas, grau de elevação das AST/TGO e ALT/TGP superior ao grau de elevação da fosfatase alcalina, presença de FAN, AML ou anti-LKM1 positivos, ausência de anticorpo antimitocondrial e exame histopatológico com hepatite de interface sem lesões biliares, granulomas ou alterações proeminentes sugestivas de outra doença corroboram com o diagnóstico.
TRATAMENTO
Existem 02 maneiras para conseguir tratamento da HEPATITE AUTOIMUNE no SUS, através do Componente Especializado onde é necessário o preenchimento de documentação para serem obtidos.
Já os medicamentos do Componente Básico que possuem custo financeiro mais baixo não precisam de preenchimento de documentação para obtenção, bastando procurar a farmácia municipal com a receita em mãos.
CLASSIFICAÇÃO ESTATÍSTICA INTERNACIONAL DE DOENÇAS E PROBLEMAS RELACIONADOS À SAÚDE (CID-10) PARA OBTENÇÃO DOS MEDICAMENTOS DO COMPONENTE ESPECIALIZADO:
- K75.4 Hepatite autoimune
FÁRMACOS OFERTADOS PELO SUS PARA TRATAMENTO DA HEPATITE AUTOIMUNE
1. Componente Especializado:
- Azatioprina: comprimidos de 50 mg.
2. Unidade Básica de Saúde, Farmácia Municipal:
- Prednisona: comprimidos de 5 e 20 mg;
BENEFÍCIOS ESPERADOS COM O TRATAMENTO
- Aumento da expectativa de vida;
- Melhora da qualidade de vida e dos sintomas;
- Diminuição da atividade inflamatória ao exame da amostra de biópsia hepática;
- Normalização dos níveis das aminotransferases/transaminases.
Acompanhe a Lit e conheça melhor o SUS. É direito seu, é direito de todos!
VEJA TAMBÉM CALENDÁRIO DE VACINA DO ADULTO E IDOSO
FONTE:
- Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite Autoimune. Conitec, ano 2018. Disponível em: http://conitec.gov.br/images/Protocolos/PCDT_Hepatite_Autoimune.pdf. Acesso em: 18-07-22.
- Hepatite autoimune, Sociedade Brasileira de Hepatologia. Disponível em: https://sbhepatologia.org.br/. Acesso em: 18-07-22.