A hemofilia é uma doença hemorrágica genética, caracterizada pela deficiência da coagulação no sangue, com maior incidência em homens. Pacientes com as formas grave e moderada da doença apresentam sangramentos desde a infância.
As hemofilias são classificadas como grave, moderada ou leve, conforme a intensidade da falta do fator VIII (Tipo A) ou falta do fator IX (Tipo B), que pode variar em cada paciente. Nos casos graves e moderados, que são aqueles em que os níveis destes fatores estão mais baixos, os sinais e sintomas aparecem nos primeiros anos de vida da criança e os sangramentos mais comuns são a hemorragia para dentro das “ juntas” (hemartroses), aparecimento de “manchas roxas” no corpo e hematomas.
O tratamento das hemofilias é integral e gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente por meio da reposição do fator de coagulação deficiente, concentrados de fator VIII (para hemofilia A) ou IX (para hemofilia B) por injeção venosa. Estes concentrados são adquiridos pelo Ministério da Saúde e distribuídos aos centros de tratamento de hemofilia de cada Estado e Distrito Federal.
Vem com a Lit e conheça melhor todos os benefícios que o SUS oferece para você. É direito seu. É direito de todos!
Fonte: Ministério da Saúde