Sabendo da importância da incorporação de medicamentos e outras tecnologias em saúde no âmbito do SUS, a série ‘’Tudo sobre a CONITEC’’ visa a compreensão de todo o processo realizado por essa comissão.
Hoje iremos apresentar a definição de Tecnologia em Saúde. Vamos lá?!
O que é uma tecnologia em saúde?
Tecnologia em saúde se refere a produtos e procedimentos utilizados desde a prevenção de doenças até o tratamento de pacientes. Ou seja, medicamentos, vacinas, exames diagnósticos, sistemas institucionais, de informação, programas assistenciais, de rastreamento e outros podem ser considerados tecnologias em saúde.
Ao incorporar, excluir ou modificar as tecnologias em saúde disponibilizadas pelo SUS, a Conitec permite que diferentes necessidades clínicas sejam tratadas de forma adequada. Assim, um paciente que ainda não encontrou um tratamento gratuito e eficaz para a sua doença, poderá ser beneficiado com uma inclusão de medicamento no SUS.
E como se dá o Fluxo de Incorporação de Medicamentos e outros produtos e procedimentos na Conitec? No próximo tópico da série ‘’Tudo sobre a Conitec’’ iremos responder!
Nas próximas semanas também iremos falar sobre:
– O que é PCDT e qual a sua função?
– O que é avaliação de tecnologias em saúde (ATS)?
– O que é consulta pública? Como eu posso contribuir?
– Como a CONITEC avalia as contribuições da consulta pública?
E muito mais!
O que achou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe!
Siga as nossas redes sociais para não perder as próximas publicações!