O principal fator de risco para a DMRI é o aumento da idade, estando outros fatores também creditados como favorecedores ao aparecimento da degeneração macular, são eles:
- Pele clara;
- Olhos azuis ou verdes;
- Exposição excessiva à radiação solar;
- Tabagismo;
- Dieta rica em gorduras.
A DMRI é uma das grandes causas de cegueira irreversível em indivíduos com 50 anos ou mais de idade em países desenvolvidos.
Em 90% dos pacientes acometidos pela DMRI é observado a forma denominada de DMRI seca ou não-exsudativa. Os 10% restantes apresentam a forma exsudativa, caracterizada pelo desenvolvimento de vasos sanguíneos anormais sob a retina (Membrana Neovascular Subretiniana), que é a principal responsável pela perda visual central referida à degeneração macular.
O Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica (PCDT) exclusivo para tratamento da DMRI, descrevemos abaixo algumas partes importantes.
Sintomas
Os principais sintomas são a piora da visão central,necessidade de iluminação mais intensa para enxergar, imagens aparecendo menores, maiores, inclinadas, mais próximas ou mais distantes (metamorfopsia).
Diagnóstico
O diagnóstico clínico é realizado por meio de exame oftalmológico completo e, principalmente, por biomicroscopia do segmento posterior.
A Retinografia Fluorescente ou Angiografia Fluoresceínica e Tomografia de Coerência Óptica são os exames complementares preconizados para avaliação do paciente com DMRI exsudativa. Além de serem importantes na confirmação do diagnóstico, podem localizar anatomicamente a lesão neovascular, servindo de base para uma melhor escolha e monitorização do tratamento.
Trtamento
Os Centros de Referência devem realizar o diagnóstico, o tratamento com a aplicação intra-ocular quando for o caso dos medicamentos e acompanhamento da resposta terapêutica.
Os Centros de Referência devem ser credenciados pelo gestor estadual e regularizados perante a Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde.
Classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID-10) para obtenção dos medicamentos:
- H35.3 Degeneração da mácula e do polo posterior.
Fármacos ofertados pelo SUS para tratamento da Degeneração Macular Relacionada a Idade
- Aflibercepte: solução injetável de 40 mg/mL, frasco ampola.
- Bevacizumabe: solução injetável de 25 mg/mL, frasco ampola.
- Ranibizumabe: solução injetável de 10 mg/mL, frasco ampola.
Acompanhe a Lit e conheça melhor o SUS. É direito seu, é direito de todos!
Siga nossas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como esse!
Referências:
- Portaria Conjunta nº 10, DE 23 DE MAIO de 2022. CONITEC. Disponível em: http://conitec.gov.br/images/Protocolos/20220329_portal-portaria-conjunta-no-10-pcdt-dmri.pdf. Acesso em: 07-07-22.
- Medicamentos para Tratamento da Retina. Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Disponível em: https://saude.sp.gov.br/medicamentos/medicamentos-para-o-tratamento-de-retina/. Acesso em: 07-07-22.