Em virtude dos esforços para enfrentamento da Covid-19, as Instituições de Saúde, cujo foco aqui são as públicas, precisaram adotar medidas de ajuste ao modelo até então utilizado, visando o melhor gerenciamento da assistência ao paciente e a manutenção dos serviços oferecidos a quem precisa do SUS.
Como garantir que tudo funcione normalmente frente aos impactos da pandemia da Covid-19?
No intuito de colaborar para que as informações sobre o funcionamento dos serviços do SUS chegasse aos pacientes, a LitHealth promoveu o SUS no Instagram. Uma web série com eventos online no formato de Lives, onde gestores dos Estados, profissionais da saúde e médicos relatam como estão atuando para garantir atendimento seguro e continuidade do tratamento dos pacientes no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) e na Oncologia.
Estamos disponibilizando em formato podcast como está sendo atuação no Estado de Minas Gerais, com Dr. João Paulo de Oliveira Guimarães, hematologista, vice-presidente da Academia Mineira de Hematologia e médico da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, e com a Dra. Mariana Motta Baeta Chalup, médica hematologista, corpo clínico e preceptora da residência de hematologia do Hospital Luxemburgo.
Principais tópicos abordados:
- Quais mudanças ocorreram nos atendimentos médicos devido à pandemia do COVID-19?
- A telemedicina é um bom recurso para pacientes novos ou que já estão em tratamento?
- Quais orientações estão sendo dadas aos pacientes em relação à continuidade do tratamento?
- Como está o atendimento médico na capital para os pacientes que moram no interior de Minas Gerais?
- Quais orientações os pacientes devem seguir caso tenham sintomas parecidos aos causados pelo COVID-19?
Um dos princípios do SUS é a equidade. Esse princípio tem como objetivo reduzir as desigualdades, já que as pessoas não são iguais e têm necessidades diferentes. E é fundamental a aplicação desse preceito quando se trata de buscar soluções para os pacientes que precisam de atendimentos médicos e tratamentos.
No podcast de hoje, ouvimos sobre a situação de pacientes que moram no interior de Minas Gerais. Diferentes condições de vida, renda, trabalho e habitação, por exemplo, afetam diretamente a saúde e, por isso, os profissionais envolvidos na sua promoção devem sempre avaliar cada caso para ofertar a melhor solução.
Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário e siga as nossas redes sociais!
Se você quer ficar por dentro de todas as mudanças decorrentes do COVID-19 em Minas Gerais, sugerimos que você baixe o MG app. Para saber mais sobre esse aplicativo, acesse o site: www.mg.gov.br/conteudo/geral/mgapp.