Em virtude dos esforços para enfrentamento da Covid-19, as Instituições de Saúde, cujo foco aqui são as públicas, precisaram adotar medidas de ajuste ao modelo até então utilizado, visando o melhor gerenciamento da assistência ao paciente e a manutenção dos serviços oferecidos a quem precisa do SUS.
Como garantir que tudo funcione normalmente frente aos impactos da pandemia da Covid-19?
No intuito de colaborar para que as informações sobre o funcionamento dos serviços do SUS chegasse aos pacientes, a LitHealth promoveu o SUS no Instagram. Uma web série com eventos online no formato de Lives, onde gestores dos Estados, profissionais da saúde e médicos relatam como estão atuando para garantir atendimento seguro e continuidade do tratamento dos pacientes no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) e na Oncologia.
Estamos disponibilizando em formato podcast como está sendo a atuação no Estado de São Paulo, com Dulce Helena Nunes Couto, farmacêutica e chefe da farmácia do Hospital do Câncer I/ INCA, com Dr. Luiz Henrique Araújo, médico oncologista, pesquisador do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e diretor científico do Américas Oncologia/ Instituto COI, e com Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado.
A discussão de hoje é sobre como ajudar os pacientes em tratamento de câncer durante a pandemia do novo coronavírus. Para isso, os convidados falam sobre as orientações que estão sendo dadas aos pacientes oncológicos e sobre quais ajustes estão sendo realizados para proporcionar um atendimento seguro.
Alguns tópicos principais que são abordados:
- Quais orientações estão sendo dadas aos pacientes oncológicos durante a pandemia do COVID-19?
- Quais ajustes foram feitos para proporcionar um atendimento seguro no Hospital do Câncer I?
- Quais os desafios que médicos e outros profissionais da saúde estão tendo dentro da rotina do INCA?
- A telemedicina é um bom recurso para alguns pacientes oncológicos?
- Pacientes em processo de diagnóstico ou com diagnóstico recente devem continuar realizando os exames ou iniciar o tratamento?
- Como pacientes oncológicos devem proceder caso estejam com sintomas gripais?
- Pacientes oncológicos devem se vacinar contra o vírus Influenza?
Apesar do medo e insegurança causados pelo coronavírus, os pacientes oncológicos não devem abandonar seus tratamentos. Doenças graves não deixaram de ser graves por causa de uma outra doença, também grave, como o COVID-19. Sendo assim, além de manter o distanciamento social, a higiene pessoal e o uso de máscaras em ocasiões indicadas, o paciente em tratamento de câncer deve buscar orientações com a equipe de saúde que o acompanha e continuar seu tratamento.
Gostou do nosso conteúdo? Queremos saber a sua opinião!
Deixe seu comentário e siga as nossas redes sociais!