Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar os pacientes em tratamento oncológico em tempos de COVID-19: dúvidas e orientações

Em virtude dos esforços para enfrentamento da Covid-19, as Instituições de Saúde, cujo foco aqui são as públicas, precisaram adotar medidas de ajuste ao modelo até então utilizado, visando o melhor gerenciamento da assistência ao paciente e a manutenção dos serviços oferecidos a quem precisa do SUS.

 

Como garantir que tudo funcione normalmente frente aos impactos da pandemia da Covid-19?

 

No intuito de colaborar para que as informações sobre o funcionamento dos serviços do SUS chegasse aos pacientes, a LitHealth promoveu o SUS no Instagram. Uma web série com eventos online no formato de Lives, onde gestores dos Estados, profissionais da saúde e médicos relatam como estão atuando para garantir atendimento seguro e continuidade do tratamento dos pacientes no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) e na Oncologia.

 

Estamos disponibilizando em formato podcast como está sendo a atuação no Estado de São Paulo, com Dulce Helena Nunes Couto, farmacêutica e chefe da farmácia do Hospital do Câncer I/ INCA, com Dr. Luiz Henrique Araújo, médico oncologista, pesquisador do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e diretor científico do Américas Oncologia/ Instituto COI, e com Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado.

 

A discussão de hoje é sobre como ajudar os pacientes em tratamento de câncer durante a pandemia do novo coronavírus. Para isso, os convidados falam sobre as orientações que estão sendo dadas aos pacientes oncológicos e sobre quais ajustes estão sendo realizados para proporcionar um atendimento seguro.

 

Alguns tópicos principais que são abordados:

  • Quais orientações estão sendo dadas aos pacientes oncológicos durante a pandemia do COVID-19?
  • Quais ajustes foram feitos para proporcionar um atendimento seguro no Hospital do Câncer I?
  • Quais os desafios que médicos e outros profissionais da saúde estão tendo dentro da rotina do INCA?
  • A telemedicina é um bom recurso para alguns pacientes oncológicos?
  • Pacientes em processo de diagnóstico ou com diagnóstico recente devem continuar realizando os exames ou iniciar o tratamento?
  • Como pacientes oncológicos devem proceder caso estejam com sintomas gripais?
  • Pacientes oncológicos devem se vacinar contra o vírus Influenza?

 

Apesar do medo e insegurança causados pelo coronavírus, os pacientes oncológicos não devem abandonar seus tratamentos. Doenças graves não deixaram de ser graves por causa de uma outra doença, também grave, como o COVID-19. Sendo assim, além de manter o distanciamento social, a higiene pessoal e o uso de máscaras em ocasiões indicadas, o paciente em tratamento de câncer deve buscar orientações com a equipe de saúde que o acompanha e continuar seu tratamento.

 

 

Gostou do nosso conteúdo? Queremos saber a sua opinião!

 

Deixe seu comentário e siga as nossas redes sociais!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Leia também!

Posts Recentes

Lithealth News

Nosso objetivo é fornecer aos leitores informações precisas e confiáveis sobre saúde pública, inovação na área da saúde e outras temas relacionados, para que possam se manter atualizados e tomar decisões conscientes em relação à promoção da saúde coletiva.

Acompanhe nossas redes sociais!