Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que você precisa saber sobre o Programa Nacional de Imunizações

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS) é reconhecido nacional e internacionalmente como uma das mais relevantes intervenções em saúde pública. Foi criado em 1973 para coordenar as ações de imunização, visando o controle, a eliminação e a erradicação de doenças imunopreveníveis no Brasil.

 

Desde a sua criação, o PNI obteve diversas conquistas. A erradicação da poliomielite, a eliminação da circulação do vírus da rubéola e a redução significativa da ocorrência de diversas doenças imunopreveníveis, como difteria, tétano acidental, coqueluche, hepatite B e meningites, são algumas delas.

 

Foi a partir da vacinação que muitas doenças puderam ser prevenidas, controladas e até mesmo erradicadas, contribuindo para a redução da mortalidade infantil e a melhoria da expectativa de vida da população brasileira.

 

O programa oferece, de forma gratuita, 19 vacinas que contemplam crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Elas podem ser adquiridas nos postos de saúde ou com as equipes de vacinação, cujo empenho permite que pessoas residentes em locais de difícil acesso possam ser imunizadas.

 

A oferta de imunobiológicos especiais, indicados para grupos populacionais com condições clínicas específicas, também é uma responsabilidade do PNI. Esses produtos são fornecidos nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

 

E para que o programa continue sendo uma política pública eficiente, mais esforços são necessários. Nos últimos anos, tem-se observado um aumento no número de pessoas sem vacinação adequada, ou seja, uma redução nas taxas de cobertura vacinal do país.

 

Diversos fatores contribuem para essa diminuição, como a falta de informação sobre a importância das vacinas, a hesitação em vacinar, o registro inadequado de dados sobre a imunização no país, as falsas notícias propagadas nas redes sociais, o desabastecimento de alguns produtos e a dificuldade de acesso à unidade de saúde.1

 

No entanto, é importante saber que todas as doenças prevenidas pelas vacinas incluídas no Calendário Nacional de Vacinação, podem voltar a se tornar recorrentes se não forem alvo de constantes ações de imunização.

 

Afinal, as vacinas oferecidas pelo SUS são seguras?

 

Sim! Antes de serem ofertadas aos cidadãos, as vacinas passam por um rigoroso processo de produção que envolve pesquisas, estudos e inúmeros testes até serem aprovadas e  registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que possam ser distribuídas nos postos de saúde.

 

Além disso, o monitoramento de eventos adversos continua sendo realizado após as vacinas serem aprovadas. Esse acompanhamento é realizado pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Vigilância de Eventos Adversos Pós-vacinação (EAPV) do PNI, e pelo laboratório responsável pela produção do imunizante. 

 

Dessa forma, a segurança do produto permanece sendo avaliada.

 

A vacinação é fundamental para evitar óbitos e sequelas causadas por doenças imunopreveníveis, sendo oferecida gratuitamente nas mais de 36 mil salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país.  

 

Por isso, não deixe de se vacinar! Procure o posto de saúde mais próximo da sua casa e leve os cartões de vacina da sua família, incluindo o seu!

 

O que achou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário!

 

E não se esqueça de seguir as nossas redes sociais para não perder as próximas publicações!

 

Fontes:

  1. DOMINGUES, C. M. A. S. et al. 46 anos do Programa Nacional de Imunizações: uma história repleta de conquistas e desafios a serem superados. Cadernos de Saúde Pública, [S.l.], v.36, n.2, 26 out. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/csp/v36s2/1678-4464-csp-36-s2-e00222919.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2021.

 

  1. DOMINGUES, C. M. A. S. et al. Programa Nacional de Imunização: a política de introdução de novas vacinas. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, [S.l.], v. 6, n. 4, p. 3250-3274, 29 out. 2015. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3331/3017>. Acesso em: 15 jan. 2021.

 

  1. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Vacinação: quais são as vacinas, para que servem, por que vacinar, mitos. Disponível em: <https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/vacine-se>. Acesso em: 15 jan. 2021.

 

  1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Segurança das vacinas. Disponível em: <https://familia.sbim.org.br/seguranca>. Acesso em: 15 jan. 2021.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Leia também!

Lithealth News

Nosso objetivo é fornecer aos leitores informações precisas e confiáveis sobre saúde pública, inovação na área da saúde e outras temas relacionados, para que possam se manter atualizados e tomar decisões conscientes em relação à promoção da saúde coletiva.

Acompanhe nossas redes sociais!