Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tromboembolismo Venoso em Gestante com Trombofilia

A Trombofilia é uma condição que indica tendência à trombose (coágulos venosos). Na Trombofilia existe uma disposição do organismo ao desenvolvimento de eventos tromboembólicos, devido a anormalidades do sistema de coagulação, que predispõem à formação de coágulos no sistema circulatório.

A Trombofilia é uma condição de hipercoagulabilidade sanguínea, que acomete cerca de 15% da população, mulheres grávidas têm até 6 vezes mais chance de desenvolver a condição.

Durante a gravidez, a Trombofilia representa sério risco de abortos repetitivos e riscos acentuados de problemas no desenvolvimento do bebê.

No SUS a Trombofilia em Gestantes possui protocolo clínico específico com orientações sobre o diagnóstico, acompanhamento, monitoramento e tratamento gratuito disponível.

Leia abaixo e saiba mais!

SINTOMAS

– Inchaço;

– Alterações na pele;

– Deslocamento placentário;

– Pré-ecâmpsia;

– Alterações no crescimento fetal;

– Parto prematuro, ou até mesmo aborto espontâneo.

DIAGNÓSTICO

A recomendação descrita no PCDT de Tromboembolismo Venoso em Gestantes com Trombofilia, é que a avaliação laboratorial deve ser efetuada apenas em casos de:

  1. Mulheres com história pessoal de Tromboembolismo Venoso (TEV), com ou sem fator de risco recorrente e sem teste de trombofilia prévio;
  • Mulheres com história familiar de trombofilia hereditária em parentes de primeiro grau (apenas investigar trombofilias hereditárias);

ou c) Mulheres com história clínica compatível com Síndrome Antifosfolipídeo.

TRATAMENTO

Para conseguir o tratamento medicamentoso para Tromboembolismo Venoso em Gestantes com Trombofilia no Componente Especializado do SUS é necessário: 

Imagem: Lit Health

CLASSIFICAÇÃO ESTATÍSTICA INTERNACIONAL DE DOENÇAS E PROBLEMAS RELACIONADOS À SAÚDE (CID-10) PARA OBTENÇÃO DOS MEDICAMENTOS DO COMPONENTE ESPECIALIZADO:

  • D68.8 Outros defeitos especificados da coagulação;
  • I82.0 Síndrome de Budd-Chiari;
  • I82.1 Tromboflebite migratória;
  • I82.2 Embolia e trombose de veia cava;
  • I82.3 Embolia e trombose de veia renal;
  • I82.8 Embolia e trombose de outras veias especificadas;
  • O22.3 Flebotrombose profunda na gravidez;
  • O22.5 Trombose venosa cerebral na gravidez.

Importante! Para fins do PCDT de Tromboembolismo Venoso em Gestantes com Trombofilia os códigos acima especificados são aplicáveis a casos de gestantes.

FÁRMACOS OFERTADOS PELO SUS PARA TRATAMENTO DO TROMBOEMBOLISMO VENOSO EM GESTANTES COM TROMBOFILIA

1. Componente Especializado:

Enoxaparina sódica.

2. Componente Básico:

Ácido Acetilsalicílico.

Acompanhe a Lit e conheça melhor o SUS. É direito seu, é direito de todos!

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como esse!

REFERÊNCIAS:

  1. Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Componente Especializado,  2022. Disponível em:  https://saude.sp.gov.br/medicamentos/medicamentos-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica/relacao-estadual-de-medicamentos-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica/consulta-por-medicamento/. Acesso em: 13-09-22. 
  2. Portaria Conjunta nº 23, de 21 de Dezembro de 2021. Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/pcdt/arquivos/portal-portaria-conjunta-no-23-_pcdt_trombofilia_gestantes-republicacao_.pdf. Acesso em: 13-09-22. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Leia também!

Posts Recentes

Lithealth News

Nosso objetivo é fornecer aos leitores informações precisas e confiáveis sobre saúde pública, inovação na área da saúde e outras temas relacionados, para que possam se manter atualizados e tomar decisões conscientes em relação à promoção da saúde coletiva.

Acompanhe nossas redes sociais!