Linfoma é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, e acontece quando os linfócitos que são células responsáveis pela proteção contra infecções e doenças sofrem mutações genéticas.
O Linfoma é classificado em 02 subgrupos:
- Linfoma de Hodgkin (LH): Tipo de linfoma que se espalha de forma ordenada de um grupo de linfonodos para outro, existindo um ligeiro predomínio de incidência entre homens, ocorrendo principalmente entre jovens de 20 a 30 anos, e após os 60 anos.
- Linfoma Não-Hodgkin (LNH): Tipo de linfoma que se espalha de forma não ordenada. A maioria dos pacientes com LNH tem mais de 55 anos quando diagnosticado pela primeira vez. É mais comum que o LH.
Mas como faço para tratar Linfoma no SUS?
Todos os estados brasileiros têm pelo menos um hospital habilitado para tratamento de pacientes com câncer, e segundo dados atualizados do Ministério da Saúde (MS) existe hoje no Brasil 317 unidades e centros de referência habilitados para realização do tratamento de câncer.
A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer estabelece que o tratamento, o cuidado e a assistência aos pacientes com câncer seja realizada de maneira regionalizada pelos estabelecimentos de saúde que são habilitados como:
- Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon);
- Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).
Acompanhe a Lit e conheça melhor o SUS. É direito seu, é direito de todos!
O que achou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário!
REFERÊNCIAS:
- Onde tratar Câncer pelo SUS. Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tratamento/onde-tratar-pelo-sus . Acesso em: 14-09-2022.
- Instituto Nacional do Câncer, 2022. Disponível em: https://www.inca.gov.br/assuntos/inca. Acesso em: 14-09-2022.